Autobiografia Fabulação e Humor

O objetivo desse curso é investigar como as memórias pessoais e familiares podem ser usadas como matriz para a reconstrução ficcional e como essa prática pode colaborar com o autoconhecimento do individuo.

Será um curso teórico e prático, onde os alunos serão incentivados a escrever histórias que reconstruam e reinventem fatos biográficos. Ao mesmo tempo iremos usar como repertório a análise de grandes obras literárias, televisivas e cinematográficas.

Mais do que uma “suposta fidelidade” aos fatos reais o aluno se habilitará a fabular os fatos reais, alternando o tom da historia (transformando, por exemplo, uma história triste em uma cena cômica), a caricaturizar personagens e situações, sintetizar, criar símbolos surreais para situações reais, etc.. O objetivo é liberar a criatividade do aluno e usar o conhecimento de narrativa para que o aluno deixe de ser apenas um “personagem” de sua própria vida e tenha mais controle sobre sua própria história e sua própria biografia.

A matriz teórica irá investigar a relação entre a memória e a construção de historias ficcionais. Voltaremos para os contos de fada analisando as origens históricas dos contos e os medos que eles abordam, ensinando os alunos a criar histórias fabulosas que transmutem poeticamente fatos e medos reais.

Como exercício os alunos poderão apresentar textos ficcionais, cenas para leitura dramática e/ou apresentar monólogos autobiográficos no estilo stand up comedy, além de representações em grupo das cenas criadas com base nas histórias autobiográficas.

As aulas envolverão análises de autores e debates em torno de suas obras.

Autores analisados:

Woody Allen, Domingos Oliveira, Lary David, Jerry Seinfeld, Chris Rock, Elias Cannetti, Robert Crumb

Sugestões bibliográficas

1. O pacto Autobiografico, de Rousseau a Internet, de Philippe Lejeune

2. Manual de Roteiro, de Leandro Saraiva e Newton Cannito

3. Fadas no Diva – Psicanalise das Histórias Infantis – Diana Lichtenstein e Mario Corso

4. David Sedaris – “Engolido pelas labaredas”

5. Robert Crumb – “Meus problemas com as mulheres”

Aluno

Carga horária total –  15 horas

Turmas Fechadas para empresas

Carga Horária

5 encontros, total de 15 horas.

Investimento

Turmas fechadas

Investimento Sob consulta

Professores

Newton Cannito
Marcos Takeda

Data e Local do Curso

Informações

Preencha o formulário abaixo ou escreva para contato@fabular.com.br

  11-98787-5317