Biografia Newton Cannito

Newton Cannito é roteirista, humorista e consultor de storytelling.  Nas horas vagas atua como bullynador profissional.

Entre outros roteiros foi criador da série 9mm: São Paulo (Fox) e roteirista da série Cidade dos Homens (Globo).

É autor de livros como Manual de Roteiro, A Televisão na Era Digital, Choque de Tropicalismo e vários livros de humor, como Novos Monstros, Confissões de Acompanhantes, Manual do Bullyng, Deus é humor, entre outros.

Sua pesquisa é focada na relação entre narrativa e realidade e desenvolveu a técnica de coaching storytelling, que usa as técnicas de storytelling para ajudar você a criar sua autobiografia, promovendo o autoconhecimento. Uma das técnicas é a Psicomédia, espécie de psicodrama humorístico que reconta as histórias tristes em tom de comédia ajudando a pessoa a entender o sentido maior dos fatos e a superar a tristeza.

Cannito tem também experiência como gestor. Foi Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, no governo Lula. Sua gestão teve como ênfase os conceitos de inovação em audiovisual, tema de livros como “Choque de Tropicalismo”.  Atualmente é presidente da Associação de Roteiristas (ARTV), entidade que reúne os grandes contadores de história da TV e cinema brasileiro.