,

Como a narrativa traz sucesso para os negócios

Sua jornada de trabalho é cada vez maior, conforme você responde a uma mensagem na tentativa insana de diminuir a quantidade de emails sem resposta na sua caixa de entrada, automaticamente outras tantas vão caindo…

E o relatório para o chefe? E os inputs nos sistemas? E aquela apresentação importante para o cliente?

Você tem ideias ótimas mas nunca consegue efetivamente passá-las para um papel!!

Antes de ser acometido por um ataque de pânico ou algo do tipo, saiba que muitos problemas corporativos podem ter a narrativa  como uma grande aliada para solucioná-los.

Sim!!! A narrativa é uma “arma” na solução de problemas diários relacionados a negócios e empresas e pode ajudá-lo a ter sucesso.

Uma reportagem da BBC de Londres menciona diversas pesquisas que trazem evidências sobre a importância da ficção para a espécie humana, por exemplo cita estudos que mostram, a partir da análise de imagens cerebrais, como ao ler e ouvir histórias  ativamos  áreas do córtex, conhecidas por estarem relacionadas a atividades emocionais e sociais.

Isso mostra que ao ler e ouvir histórias com enredos que não conversam com a nossa realidade, podemos aprender com esse tipo de narrativa.

O professor Keith Oatley compara o efeito da ficção no cérebro a um simulador “Assim como as simulações computadorizadas nos ajudam a voar em um avião ou prever o clima, as novelas, histórias e dramas podem auxiliam a entender as complexidades das pessoas e da vida social”.

O hábito da leitura e da contação de histórias  pode ajudar a desenvolver habilidades fundamentais para melhorar sua vida profissional e seus negócios.

Olhar os problemas com distanciamento para resolvê-los de perto

Um estudo de psicologia cognitiva da Universidade de Toronto comprovou que as narrativas , ajudam seus interlocutores a desenvolverem uma compreensão maior em relação ao seu próximo , no momento em que se engajam nas histórias, se envolvem emocionalmente na trama  de personagens complexos e em circunstâncias diferentes do que costumam encontrar no dia a dia.

Empatia

Quantas vezes você riu, chorou, se emocionou… sentiu pena, medo , alegria ou raiva em relação aos personagens de uma história ? Muitos deles nem existem  fora da trama ,mas são capazes de despertar sentimentos muito intensos em cada um de nós… Conseguimos imaginá-los, praticamente tocá-los e até sentimos seu cheiro. Tudo isso, sentados na nossa poltrona.

Pesquisa na  Universidade de York,  no Canadá, defende que isso acontece porque nós processamos as narrativas com as nossas funções cognitivas básicas e essa é a mesma maneira como processamos o restante do mundo. Além disso, também colocamos nossas vivências passadas , o que torna mais difícil separar a realidade da ficção.

O líder da pesquisa,  Raymond Mar , defende o impacto das experiências ficcionais na nossa vida:

“As vivências que temos em nossas vidas moldam nossa compreensão do mundo e as experiências imaginadas através das narrativas também são capazes de nos moldar.”

Tanto faz se as histórias são ficção ou baseadas em casos reais,  as narrativas têm o poder de nos fazer sentir e descobrir coisas reais sobre os relacionamentos interpessoais e a mente humana e isso é tudo o que precisamos para sabermos como agir mediante os problemas que surgem.

Quanto mais narramos histórias , mais simulamos a “realidade , então no momento que  tomarmos decisões teremos muito mais experiência, do que apenas as que efetivamente vivenciaríamos durante nossa vida.

Por Lourdes Cannito

Fonte:

Revista Super Interessante

site BBC de Londres

Saiba mais sobre coaching Storytelling

Acesse : www.fabular.com.br

4 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *