Narrativa para Advogados – Pistas para uma boa história

Quem nunca precisou de um advogado? Se ainda não precisou em algum momento irá precisar!

Atualmente podemos dizer que é uma das profissões mais solicitadas que existem, As demandas são enormes, desde causas simples até as mais complexas, passando pelo nosso dia a dia, um bom advogado  pode facilitar e muito nossa vida.

O advogado tornou-se muito mais do que um consultor jurídico. Ele participa de momentos muito particulares da vida de seu cliente , independente da área que atue, são as histórias que o movem!

Claro que muito conhecimento jurídico é indispensável para que tudo corra bem  durante o processo , mas para que um  escritório de advocacia ou um professional liberal  possa se diferenciar  nesse mercado de alta concorrência, é preciso mais. Conforme  estimativa realizada pela Selem, Bertozzi & Consultores Associados, o Brasil tem mais de 1 milhão de advogados ativos nesse ano de 2018.

Nesse mar de profissionais é bom que ele tenha um diferencial para atrair seu público-alvo e esse diferencial talvez esteja  em outras áreas de conhecimento, que não a essencialmente jurídica.

O escritor de filmes como “Toy Story” e “WALL-E”  Andrew Staton  fala sobre a importância do storytelling nas profissões e cita uma frase que ele atribui a um advogado, e que  conforme Staton,  é o “mandamento” do storytelling : Faça com que eu me importe (make me care)

Advogados  têm a missão de  fazer com que juízes, um júri inteiro, seus clientes e toda a equipe  se importem com o que eles estão falando, precisam conseguir a empatia de sua audiência , precisam ser persuasivos.

Inspirar advogados a pensar um pouco além das leis é um objetivo do cineasta e autor, Newton Cannito com sua palestra ‘ Pistas para uma boa história”

Por que não pegar algumas dicas com alguém que sabe contar história como ninguém?

Nessa palestra Cannito  fala sobre como a  narrativa afeta a percepção e o julgamento das pessoas, o que ele chama de “o poder  de fábula”, ou seja,  habilidade de contar  uma história de forma que ela literalmente  conquiste o seu público.

Saber contar uma história é  fundamental para qualquer grande líder.  De Churchill a Steve Jobs todos foram grande contadores da história. Por isso, esse estudo  tem crescido em todas as áreas..

Para um advogado, isso pode ser a chave no fechamento de um caso na  frente de um júri e em uma negociação, por exemplo. Mas, vai além disso, a narrativa fabulada  também pode ajudar no gerenciamento da equipe  do escritório e nas conversas com os clientes

Em sua palestra, Cannito aborda pontos chave para se construir uma narrativa que conquiste o interlocutor e para ilustrar utiliza-se  de  trechos de filmes e séries que demonstram o poder do storytelling.

Por Lourdes Cannito

Achou interessante?

Saiba mais! Contrate uma palestra:

whatsApp : 11-98787-5317

contato@fabular.com.br

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *